Rinoplastia Ultrassônica: atualidades
Cirurgia Plástica de Nariz Estética e Reparadora

Rinoplastia Ultrassônica: atualidades

Uma técnica que tem gerado muitas dúvidas dos paciente é Rinoplastia ultrassônica,
O que é ? Para que serve e quais as vantagens?

A rinoplastia ultrassônica utiliza um aparelho chamada Piezo o qual converte ondas de ultrassom em energia vibratória que é utilizada para auxílio na remodelagem dos osso nasais .
E isso traz uma seria de vantagens pois o aparelho faz a remodelamento óssea para quem tem a giba, aquele ossinho saliente no dorso do nariz, de forma menos traumática e mais precisa. Na rinoplastia tradicional essa remodelagem óssea (para afinar os ossos os/ ou para abaixar a giba) é geralmente realizada com o martelo e um instrumento que a gente chama de cinzel que pode gerar mais equimoses, aquelas manchas roxas ao redor dos olhos .
O Piezo deixa menos equimoses pois não lesa os tecidos que estão situados naturalmente ao redor dos ossos .
O interessante é que o pós operatório tende a ficar com menos manchas roxas e a recuperação é assim acelerada também.
Espero que vcs tenham gostado! Dúvidas entrem em contato conosco.

Anatomia de superfície nasal

Vamos falar um pouco sobre anatomia de superfície nasal ?
o radix é a região mais alta do nariz e forma o ângulo com a região da fronte ( ou testa ).

o dorso nasal se estende do radix até a ponta, é um local comum de queixa em geral por causa daquela saliência que chamamos de giba.

o supratip é uma área logo acima da ponta nasal e pode ser levemente mais marcada em narizes femininos, o que chamamos de supratip breakpoint.

a ponta nasal é o local mais importante da estética nasal, o ideal é que seja delicada, definida, simétrica e com um bom ângulo de levantamento.

o lóbulo da ponta, região logo abaixo da ponta é um local que contribui para o ângulo de elevação e para definição da ponta .

a columela é a área mais inferior, na qual costuma ser posicionada aquele pontinho para a rinoplastia aberta ( como nessa imagem de pós operário recente é possível perceber no local )

espero que tenham gostado ! Dúvidas entre em contato conosco !

Rinoplastia Preservadora: qual a diferença ?

Preservation Rhinoplasty ou Rinoplastia Preservadora se refere a um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas em alguns casos de rinoplastia e que preservam algumas estruturas naturais do nariz. O objetivo é preservar aquilo que pode ser preservado, ou seja, o que não necessita ser modificado por já ser “bom” e assim poupa a necessidade de ter que reconstruir a estrutura preservada o que em geral costuma ser feito por meio do uso de enxertos de cartilagem.

Septoplastia junto com a rinoplastia?

Septoplastia em conjunto com a Rinoplastia?
A correção do septo nasal pode ser realizada no mesmo momento da rinoplastia estética, tendo como vantagem a possibilidade de se aproveitar a cartilagem desviada do septo que está sendo removida e utilizá-la para a realização da rinoplastia.
Quando o septo já foi operado previamente e o paciente vai fazer a rinoplastia, pode acontecer de não haver cartilagem suficiente para a rinoplastia estética em alguns casos.
Nessa situação, pode-se optar por retirar cartilagem de outros locais como orelha ou região costal.

Dallas Rhinoplasty: um dos principais eventos sobre rinoplastia

Aconteceu neste mês um dos principais eventos sobre rinoplastia da atualidade, o Dallas Rhinoplasty Meeting trouxe discussões sobre as principais técnicas utilizadas para rinoplastia e reuniu cirurgiões de cerca de 40 países.
Os destaques deste ano foram as técnicas mais conservadoras e a melhora da função respiratória em conjunto com a estética.

Rinoplastia Ultrassônica: entenda o que é isso

Rinoplastia ultrassônica se refere aos casos em que o cirurgião utiliza um aparelho chamado “Piezo”, esse aparelho pode fazer as raspagens e os cortes ósseos do nariz com auxílio de pequenas raspas que funcionam pela conversão de ondas de ultrassom produzidas pelo aparelho em eletricidade, o que por fim, faz os instrumentos vibrarem e exercerem sua função.
Mas quais são as vantagens e desvantagens do uso do Piezo?
As vantagens seriam a possibilidade da realização de cortes ósseos mais regulares e sem lesar os tecidos moles que estão situados naturalmente ao redor do osso.
Como desvantagem pode-se citar a necessidade do aumento da área a ser descolada entre a pele e os ossos do nariz, isso para permitir a ação desse instrumento, uma vez que precisa ser feita sob visão direta.
Assim, se por um lado esse descolamento maior pode gerar mais inchaço na face no pós-operatório, por outro lado como não lesa os tecidos moles os pacientes podem ficar menos roxos também.
Bom, ainda não há um consenso quanto à melhor técnica a ser utilizada, se com Piezo ou sem. Deve se salientar que o resultado vai depender muito do cirurgião e de sua familiaridade com o material que utiliza.

Tecnologia 3D para Planejamento Cirúrgico

* Exemplo de simulação produzida pelo computador

Com os avanços tecnológicos de novos softwares, tornou-se possível a visualização em 3D de toda a face e da região nasal dos pacientes no pré operatório sob diversos ângulos. Além dessa visualização mais minuciosa, é possível também realizar manipulações na imagem modificando estruturas do nariz e assim permitir uma melhor visualização pelo paciente e pelo cirurgião.
É importante ressaltar que o resultado cirúrgico real poderá variar dessa simulação, uma vez que envolvem diversos fatores e variáveis pertinentes a cada paciente.
No entanto, essa ferramenta tem sido muito útil para melhorar o entendimento sobre as queixas dos pacientes e também auxiliar no planejamento cirúrgico.imagem 3D

Saiba mais à respeito da apresentação sobre Rinoplastia no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica Florianopolis 2017

Foto Apresentacao nariz

Apresentação do Dr Zampar sobre técnica de tratamento de diferentes tipos de alterações da ponta nasal, como pontas nasais bulbosas, muito projetadas, assimétricas, dentre outras.
A técnica apresentada demonstrou grande versatilidade e excelentes resultados.